2019 · livros · resenhas

Macbeth, William Shakespeare.

Conta a história de um general do exército, Macbeth, muito estimado pelo rei por sua bravura nos campos de batalha. Ao ouvir uma profecia enigmática dita por três bruxas, que dizem que muito em breve Macbeth será rei, esse que se considerava honrado e bravo, começa a planejar um jeito de se livrar do rei para conquistar o trono. Com a ajuda de sua mulher, Lady Macbeth, os dois cometem o assassinato e a profecia se cumpre. Macbeth se torna rei.

Mas ele não fica satisfeito, pois teme ser destronado. Ao longo da peça vemos como o homem afunda na ambição por poder, usando da violência e tirania para conseguir se estabilizar. Vemos como o homem tem uma dose de maldade no coração e basta algumas simples palavras para despertá-la. Acompanhamos a subida, por meio de um ato criminoso, do nosso personagem ao poder e também sua queda, dolorosa e cheia de remorso, angústia e culpa. É uma peça sombria, a mais sombria de Shakespeare, talvez não pela violência em si, mas sim pelo fato de que é fácil deixar o mal nos dominar, principalmente por poder.

Macbeth é uma das peças mais famosas de Shakespeare e ao mesmo tempo a mais temida pelos teatros, pois acreditam que é amaldiçoada e não ousam falar seu nome em voz alta, chamando-a simplesmente de: “A peça escocesa”. Foi a primeira obra que li do dramaturgo e, apesar de uma pequena dificuldade no início, posso dizer que foi uma leitura muito bem aproveitada. O tema dela me agradou e existem muitos versos belíssimos, rabisquei o livro todo, rs. Gostei bastante, mais do que esperava. Tô ansiosa para ler mais obras de Shakespeare.

“Apaga, vela!

A vida é só uma sombra: uma mau ator

Que grita e se debate pelo palco,

Depois é esquecido; é uma história

Que conta o idiota, todo som e fúria

Sem querer dizer nada.”

5ivebooks.

Anúncios

2 comentários em “Macbeth, William Shakespeare.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s